Renzo Piano inaugura museu de aço e vidro

Renzo Piano inaugura nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, seu mais recente projeto concluído: a extensão do Isabella Stewart Gardner Museum, em Boston, Estados Unidos. O inconfundível traço do arquiteto italiano se expressa, mais uma vez, na combinação precisa de aço e vidro, que nesta obra resulta em uma caixa transparente, de lajes e coberturas finíssimas.
Um corredor verde de 15 metros conecta o anexo à histórica sede do museu, construído em 1903 pela falecida milionária que dá nome a ele. O contraste entre velho e novo reforça o valor das obras em exibição, que incluem arte decorativa, móveis, livros, objetos e tapeçaria.
A envidraçada extensão, porém, abriga somente 185 m² de área expositiva. A maior parte da construção é dedicada a atividades complementares, como o auditório com capacidade para 300 pessoas, os laboratórios de conservação, as salas de aula, a área administrativa e um café.
A imponência do hall de entrada é o destaque do projeto de Renzo Piano, que buscou inseri-lo no contexto contemporâneo a partir da aplicação de soluções sustentáveis. Exemplo disso são o reaproveitamento de água e um sistema próprio de aquecimento baseado na transmissão geotérmica de calor, o que garantiram a certificação LEED para o anexo do Isabella Stewart Gardner Museum.
 
Fotos: Reprodução
Por Fabio de Paula
 http://casavogue.globo.com/arquitetura/renzo-piano-inaugura-museu-de-aco-e-vidro/
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Aço Inox, Decoração, Inspiração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s