Inspiração: Escadas em aço inox o requinte que faltava na sua casa

Mais que transportar de um andar ao outro, as escadas contribuem para compor o visual dos ambientes. As vazadas dão leveza e permitem a passagem de luz entre aos espaços. Em espiral, formam desenhos esculturais e fechadas podem abrigar desde lavabos, a armários e aparadores. Confira bons exemplos e escolha o melhor para aplicar em sua casa.
Embaixo da escada contínua feita de aço e vidro, um corredor de 4,50 x 1,50 m abriga a cozinha, integrada à sala de jantar e à sala de estar. O projeto assinado pelos arquitetos ingleses Seth Stein e David Russel foi desenvolvido para a morada de um colecionador de carros antigos, em Londres.
Uma chapa de aço (80 cm de largura) molda a escada, dispensando vigas de apoio. Tirantes (tipo vergalhão liso) pintados de branco sustentam pontos estratégicos, desenhando uma bonita geometria no guarda-corpo. Projeto dos arquitetos Ricardo Hachiya e Luiza Fernandes para uma cobertura na zona sul carioca.
A escada de granilite preto leva do térreo às salas no primeiro pavimento. Ela é fixada numa viga da parede e fica solta nas outras laterais, dando a impressão de flutuar. O guarda-corpo, formado com cabos de aço, e o corrimão são feitos pela Estilo Único. A casa, em São Paulo, foi projetada por Marcelo Rosenbaum.
Neste projeto de Márcia Barbieri e Tatiana Voigdlener, o vidro serve não só de guarda-corpo, mas forma o próprio corrimão juntamente com o aço inox. O laminado é composto de duas chapas temperadas de 10 mm. Para este fim, o tipo de vidro recomendado é o aramado e laminado, por não produzir estilhaços ao quebrar.

A escada foi moldada na obra e fixada na parede antes das pedras. Em vez de estar apoiada na parte mais alta e na parte mais baixa, ela fica pendurada em balanço. Para isso, as paredes foram reforçadas com blocos vazados preenchidos com aço e concreto. O corrimão de metalon com cabos de aço é da Metalúrgica Arte Colonial. O projeto, em um condomínio em Juiz de Fora, MG, foi desenvolvido pelo escritório A4 Arquitetos.

De chapa de aço pintada (Aluvan Serralheria), a escada ocupa o rasgo na laje e se beneficia do pé direito duplo. O guarda-corpo tubular é de ferro galvanizado pintado. No andar de cima, a passarela de vidro foi fixada nos dois lados da alvenaria e também por meio de tirantes metálicos. O projeto desta casa no Rio de Janeiro é assinado pelos arquitetos Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon.
Fotos: Reprodução

 Fonte: CASA.COM.BR


Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Aço Inox, Decoração, Dicas, Escadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s